História do Rotary

Oprimeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O Rotary tornou-se cada vez mais popular e, dentro de uma década, clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, como São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, no Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International.
 
 Os quatro primeiros rotarianos (a partir da esquerda): Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul P. Harris
À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Rotarianos começaram a angariar recursos e utilizar suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está refletido em seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Em julho de 1925, havia mais de 2.000 Rotary Clubs integrados por mais de 108.000 rotarianos. O prestígio da organização atraiu a seu quadro associativo presidentes, primeiros-ministros e personalidades ilustres, entre eles o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Romulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.

A Prova Quádrupla

Em 1932, o rotariano Herbert J. Taylor criou a Prova Quádrupla, um código de ética adotado pelo Rotary 11 anos mais tarde. A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas:
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
  1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?
  3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
  4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

O Rotary e a II Guerra Mundial

Durante a II Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados a se desativar, enquanto outros intensificaram seus esforços humanitários de modo a socorrer as vítimas da guerra. Em 1942, em preparação para o pós-guerra, rotarianos realizaram uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural, a qual inspirou a fundação da Unesco.
Em 1945, 49 rotarianos serviram em 29 delegações na Conferência de Fundação da ONU. O Rotary ainda participa ativamente das conferências da ONU, enviando observadores aos principais encontros e incluindo em suas publicações tópicos em destaque nas Nações Unidas.
“São poucos os que deixam de reconhecer o trabalho realizado pelos Rotary Clubs em todo o mundo”, declarou certa vez o ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill.

No limiar de um novo século

Com a proximidade do século XXI, o Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo seus serviços de modo a dar enfoque a tópicos de alta importância, como a degradação do meio ambiente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.
Em 1989, a organização aprovou a admissão de mulheres nos clubes, as quais são parte integral do quadro associativo da organização.
Após a queda do Muro de Berlim e com a dissolução da União Soviética, Rotary Clubs foram formados ou reativados na Europa Central e Oriental. Em 1990, o primeiro Rotary Club russo foi inaugurado e, nos anos seguintes, a organização passou por considerável crescimento.
Mais de um século após Paul Harris e seus colegas terem fundado o clube que levou ao estabelecimento do Rotary International, rotarianos continuam a se orgulhar da história da organização. Em homenagem ao primeiro clube, os rotarianos preservaram o local original dos encontros na sala 711 do prédio Chicago’s Unity Building, recriando o escritório assim como ele era em 1905. Durante muitos anos, o Clube Paul Harris 711 manteve a sala aberta para rotarianos visitantes. Em 1989, quando o prédio estava prestes a ser demolido, o clube desmontou cuidadosamente o escritório guardou todos os itens que lá estavam. Em 1993, o Conselho Diretor do RI designou um local permanente para a Sala 711 no 16° andar da Sede Mundial do RI, em Evanston.
Atualmente, 1,2 milhão de rotarianos integram cerca de 33.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas.

Fonte:   http://www.rotary.org